Pensamento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comentem a respeito de uma resposta minha.

Ir para baixo

Comentem a respeito de uma resposta minha. Empty Comentem a respeito de uma resposta minha.

Mensagem  Karl Marx Seg Abr 14, 2008 10:13 pm

Foi direcionada a seguinte pergunta: É possível que o universo não exista, e que tudo relacionado a isso seja ilusão?

Existi alguma possibilidade, mas não é provável. Se algo é desconhecido é imprudente afirmar que esse algo é impossível e então passamos para o espaço das probabilidades, qual seria a probabilidade de que o Universo não exista e que seja tudo uma ilusão? Pequena eu diria, somos matéria e necessitamos de um lugar determinado para habitarmos, portanto se existimos logo o lugar em que vivemos também existi, mas e se o Ser humano na verdade não existir? Aqui também há pouca possibilidade, é muito improvável que algo que não exista possa ter consciência de que existi então se pensamos que existimos logo existimos de fato. Qual é a possibilidade de que existamos de fato e que o lugar em que habitamos também exista, mas que o mundo que vemos é na verdade uma ilusão? Também a possibilidade aqui continua a ser diminuta, uma ilusão não seria na verdade algo que uma determinada pessoa vê e que outras não vêem e se apurado com métodos científicos cautelosos chegaremos à conclusão de que aquilo que somente aquela pessoa vê é uma ilusão, pois não a pode sentir, a capturar, a manipular e etc. Então se todos vêem e se os que vemos depois de passados pelos métodos científicos cautelosos se provam reais, não há ilusão, pelo menos não há ilusão para nós como comunidade humana.

O questionador em seguida teceu este comentário: Talvez o problema é o conceito de existência. Quando ela é temporária, dá a impressão que ela existe temporariamente. Se considerarmos o tempo como um instante apenas, soma-se existência temporária + tempo/instante = probabilidade de ilusão.
Agora o meu comentário sobre o comentário dele: Não vejo coerência nisso, pois mesmo que a existência seja temporária e não se sabe se ela é ou se ela é eterna, ela estará existindo temporariamente, mesmo que algo exista em um instante no tempo, ele simplesmente existiu como se pode ter ilusão de uma existência que não existe se existe algo que esta tendo esta ilusão, já é existência. Nos filmes em que se passa algo parecido sempre existe algo ou alguém que provoca as ilusões e as sofre, portanto se existe ilusão logo há existência.

É um tema interessante que gostaria de ler comentários e opiniões.
Karl Marx
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

https://pensamento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos