Pensamento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análises sobre o Brasil.

Ir para baixo

Análises sobre o Brasil. Empty Análises sobre o Brasil.

Mensagem  Karl Marx Sáb Abr 19, 2008 3:00 pm

O Brasil é o quinto país mais extenso de mundo, faz parte do grupo dos países muitas vezes chamados de dimensões continentais, possui o quinto maior contingente populacional do mundo, apesar disso o Brasil apresenta baixas taxas demográficas (é um dos países de menores taxas demográficas), isso se deve principalmente pelo Brasil ter imensas regiões no Norte e Nordeste quase desabitadas. Existe uma grande concentração de pessoas vivendo no Litoral, essa situação já foi pior. A razão da concentração populacional no Litoral remonta a colonização, já que demorou para que os Portugueses adentram-se o interior do território brasileiro, as dificuldades eram muitas. O Brasil possui a maior parte da Floresta Amazônica que é a maior floresta tropical do mundo, o Brasil é dono de uma biodiversidade gigantesca, sendo o país a possuir a mais rica fauna e flora. Os recursos minerais são abundantes nessas terras, porém já foram retiradas boas parte de nossas pedras preciosas, atualmente contamos com minério de ferro, manganês, cristais de quartzo, monazita, berílio, diamantes, cromo, zircônio, ouro, bauxita, níquel, platina e etc. O Brasil é dono da maior rede hidrográfica do mundo! O Brasil possui a sexta maior reserva de urânio do Planeta, além de haver possibilidades para mais descobertas, pois nem todo o território brasileiro foi estudado. O Brasil possui o mineral Petróleo, atualmente tem se descoberto um potencial nessa área até então desconhecido, hoje já é certo que o Brasil se tornará um exportador de Petróleo. Também possuímos gás natural que juntamente com a descoberta de novas áreas petrolíferas tem aumentado. O Brasil está livre de grandes desastres naturais graças a sua localização geográfica.

O Brasil se tornou Brasil a partir da chegado dos Portugueses aqui, antes disso inúmeras nações indígenas habitavam esse território. Não existi um povo indígena, mas vários povos que eram bastantes diferentes um dos outros, tinham costumes e línguas diferentes. A cultura daqueles povos era riquíssima, existia um imenso número de idiomas diferentes falados aqui, em uma tribo ás vezes se falava mais de três idiomas diferentes. Infelizmente ao longo dos séculos os povos indígenas foram esmagados e a sua cultura destruída, atualmente ainda sobrevivem alguns, muitos já estão inseridos na sociedade brasileira outros poucos preferem resguardar as tradições se isolando do mundo exterior. O Povo brasileiro foi recentemente formado, até o início do século 20 ainda havia por existir inúmeras mudanças nas características da nossa população. Somos resultados de miscigenações entre portugueses, indígenas, africanos, alemães, italianos, espanhóis, judeus etc. Infelizmente não estimamos e preservamos a nossa cultura, e ficamos a importar produtos culturais de outros países.

O Brasil é um país em desenvolvimento, faz parte do grupo de países chamados de emergentes, simplificando isso quer dizer que somos um país subdesenvolvido (não gosto dessa expressão, mas irei utilizá-la) e industrializado com algum vigor urbanístico. O Brasil possui um parque industrial muito diversificado, produzimos desde arroz e soja passando por roupas e calçados até carros de alto valor, helicópteros e aviões. Estamos entre as dez maiores economias do mundo (não vou definir uma posição, pois o cálculo do PIB é realizada em dólar, portanto a posição econômica do país depende mais do câmbio do que da nossa economia produtora, quando eu digo que estamos entre as dez maiores economias do mundo já penso passar a idéia do valor da economia brasileira), porém temos uma renda per capita mediana ( a renda per capita como o nome se diz é a renda por cabaça, pega-se a economia e dividi-se pela população), portanto a nossa economia ainda é pequena para a nossa população ( quando digo que a nossa economia é pequena para a nossa população, me refiro que para garantirmos um bom nível de vida a todos precisaremos de uma economia bem maior). O IDH do Brasil é baixíssimo, vários países sul americanos e latino americanos possuem um IDH bem melhor do que o Brasil (IDH é o índice de desenvolvimento Humano, me refiro a ele para demonstrar a péssima qualidade de vida da nossa população, apesar desse índice possuir falhas graves). A principal razão de nosso baixo IDH são as gigantescas desigualdades sociais existentes aqui, essas desigualdades se comparam a apenas pouquíssimos países extremamente pobres. A principal razão de nosso atual estado de deplorável qualidade de vida da população são os governos incompetentes e corruptos, a lias é um problema da maioria dos países da América Latina. Governos incompetente e freqüentemente corruptos impedem o desenvolvimento dos países latino americanos. Conseqüentemente a democracia nesses países é muito frágil.
Karl Marx
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

https://pensamento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos