Pensamento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um teste psíquico que gera discussão!

3 participantes

Ir para baixo

Um teste psíquico que gera discussão! Empty Um teste psíquico que gera discussão!

Mensagem  Sérgio Bantam Qua Abr 16, 2008 7:41 pm

Um cidadão me propôs essa pergunta num site, respondi, mas gostaria de saber da sua opinião.
Ela envolve o conceito de ação e omissão, livre arbítrio e iniciativa.

Adaptei-a para que seja mais fiel a uma situação real.

Eí-lá:

Suponha que:

Numa galeria subterrânea de água, um acidente operacional provoca um vazamento de milhares de metros cúbicos de água. Essa massa de água caminha para uma galeria pouco adiante, onde cinco homens trabalham absortos no seu ofício. Essa água vai afogá-los inexoravelmente, porém você é um operador do sistema e pode salvá-los se desviá-la para outra galeria onde há apenas um homem trabalhando, o qual será igualmente afogado se isso ocorrer.
O que você faz?
Justifique.
Sérgio Bantam
Sérgio Bantam
Admin

Mensagens : 108
Data de inscrição : 29/03/2008
Idade : 62
Localização : Sorocaba/ São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Um teste psíquico que gera discussão! Empty participação encerrada.

Mensagem  . Qui Abr 17, 2008 7:43 am

xx


Última edição por . em Sáb Abr 26, 2008 7:43 am, editado 2 vez(es)

.

Mensagens : 51
Data de inscrição : 06/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Um teste psíquico que gera discussão! Empty Re: Um teste psíquico que gera discussão!

Mensagem  Karl Marx Qui Abr 17, 2008 7:43 pm

Algo interessante de se pensar.

Meu procedimento seria da seguinte forma:

Primeiramente eu tentaria outras formas para salvar as vidas em jogo, como desviar a água para uma galeria vazia ou avisar aos trabalhadores do perigo que eles corriam a tempo para que pudessem se salvar, ou mesmo impedir a água de prosseguir o seu curso macabro. Depois de esgotar quaisquer tentativas possíveis ou mesmo impossíveis, não teria outra opção a não ser desviar a água na direção onde se encontrava aquele único trabalhador.

O motivo seria o número de vítimas, mesmo considerando que cada vida possui o mesmo valor e por isso eu faria esta escolha, já que são cinco contra um. Não poderia me omitir, se eu o fizesse estaria cometendo um grave crime. A minha decisão não iria ser tomada com frieza, estaria muito nervoso no momento é claro, mas acho que teria esse raciocínio.

Não sei se há outra forma de salvar aquelas vidas, de qualquer maneira não ficou claro outra coisa possível a se fazer em sua pergunta. Não sei se seria possível desviar a água para onde eu me encontrava no momento, mas acho que mesmo se isso fosse possível eu não o faria, não que ache que a minha vida tenha mais valor do que a do cidadão trabalhando naquela galeria, mas é uma questão de sobrevivência que é instintiva.
Karl Marx
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

https://pensamento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Um teste psíquico que gera discussão! Empty Re: Um teste psíquico que gera discussão!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos