Pensamento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A mente provém da alma ou da matéria?

2 participantes

Ir para baixo

A mente provém da alma ou da matéria? Empty A mente provém da alma ou da matéria?

Mensagem  Karl Marx Ter Abr 01, 2008 1:20 pm

Como eu já disse em respostas que eu elaborei, existem duas opiniões filosóficas principais sobre de onde viria a faculdade de pensar do Homem. Gostaria de saber a sua idéia sobre o tema, a faculdade de pensar só poderia vir da alma, pois a matéria não pode pensar? A matéria pode possuir consciência da sua própria existência? Ou não devemos limitar o criador e a mente viria sim da matéria?
Karl Marx
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

https://pensamento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A mente provém da alma ou da matéria? Empty Re: A mente provém da alma ou da matéria?

Mensagem  Sérgio Bantam Ter Abr 01, 2008 4:06 pm

Para não complicar muito:
Imaginemos um carro inteligente que anda sozinho por sobre uma estrada, orientando-se por imãs sob o asfalto. O termo inteligente está sendo aplicado, mas será que realmente o é? Posso dizer que a alma do carro é um programa de computador que analisa a posição do carro em relação ao asfalto, sua velocidade, comparando-os com um mapa memorizado na CPU. Ao surgir um obstáculo o veículo reage imediatamente até parar, se necessário. Pois então, esse carro não precisa de condutor, tem uma alma (CPU) que permite que pense (receba sinais codificados de uma mente externa, anterior que o construiu, desenvolveu e o tornou factível e operante).
No homem acontece a mesma coisa. Uma alma (algo que tem uma qualidade etérica e é eletrificada, possuindo energia e uma porção condicionada de atitudes determinadas por uma mente externa maior que a tudo engendrou) anima o corpo (conjunto mecânico)e permite que algo "pensante" possa agir por detrás desse aparato.
Observem que por detrás, dentro, ou em qualquer lugar que você procurar nesse carro, jamais encontrará algum "ser" de fato, mas apenas suas inteções em potencial, manifesto com suas qualidades (programa da CPU) de forma indireta (o espírito do homem que construiu essa parafernália).
Se um computador fosse um homem, a energia elétrica que anima a CPU e se manifesta por meio de um programa (Mente Universal) seria a alma dele e a mente seria a capacidade que engendrou o programa, o hardware e a usina elétrica que gera a energia para operar o conjunto.
Essa premissa aliada a anterior, pode ser analógica e nos mostra a abstração que envolve esse quadro.
Então, num Universo causal e nunca casual, a Mente Universal cria matéria e energia que se alternam e complementam para criar um conjunto chamado "consciência em corpo" (homem). A alma é a energia que permite que a intenção da Mente se manifeste por meio dos pulsos elétricos e nervosos. Portanto tudo é fruto da Mente e por Ela criado!
Sérgio Bantam
Sérgio Bantam
Admin

Mensagens : 108
Data de inscrição : 29/03/2008
Idade : 62
Localização : Sorocaba/ São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos