O poder da Educação.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O poder da Educação.

Mensagem  Karl Marx em Seg Abr 14, 2008 9:15 pm

A Educação é um instrumento que muitos subestimam relegando-a a um segundo plano sempre dizendo que existem coisas mais sérias a se fazer, pois bem, vejamos o que a Educação já foi capaz de fazer.

Destacaria primeiramente a Idade Média, como era mantida toda a ignorância, misticismo e superstições entre a população européia? Como a Igreja se constituía como o principal poder terreno e como ela subjugava príncipes e reis? Como a Igreja sem nenhum exército era capaz de derrubar reis poderosos? A resposta para todas estas indagações é a Educação, a Igreja detinha o monopólio da Educação na época e não só a formal, mas também a educação informal ajudava a manter a Igreja como o centro do poderio profano na época, assim quando um rei era excomungado ele perdia a competência para governar aos olhas da população.

As monarquias absolutistas também utilizaram deste poder, os reis eram considerados ministros de Deus e, portanto invioláveis eles detinham o poder total por pura predestinação a que nenhum homem cabia contestar, isso também era sustentado pela Educação.

O fascismo italiano e o nazismo alemão também se valeram muito deste poderoso instrumento, antes de chegarem ao poder pelos meios de comunicação e pelos próprios membros do partido que tinham a importante função de conquistar adeptos e depois de tomarem o poder utilizaram a educação formal não dispensado os antigos meios.

A sociedade injusta em que vivemos hoje, como ela é mantida? Claramente pela Educação toda ela voltada para formar mão de obra para a burguesia e dispensando pensadores que vêem com clareza a insuportabilidade da manutenção deste sistema seja para o Homem seja para o Planeta em que vivemos.

Os ideais revolucionários (estou generalizando aqui) também eram propagados através da Educação, não a escolar, mas a que diz respeito à comunicação, era utilizado panfletos, jornais, clubes, com o passar do tempo o rádio e depois a televisão.

Na primeira vacinação pública brasileira que me falha a memória alguns dados importantes, não foi utilizada a Educação e como conseqüência o povo que era obrigado a tomar a vacina, muito dolorosa na época, mas que não foram conscientizados da importância daquilo se revoltaram e foram para as ruas fazer quebradeira.

Muitas nacionalidades foram construídas através da Educação, outras foram destruídas utilizando o mesmo instrumento.

Com educação pode se diminuir o crescimento populacional, o uso de drogas sejas elas lícitas ou ilícitas, pode-se criar cidadãos conscientes de suas funções sociais, pode-se criar eleitores excepcionais, pode-se criar profissionais de altíssima qualidade, pode-se diminuir drasticamente a criminalidade a assim por diante.

Ainda poderia dizer muita coisa a respeito do poder da Educação, mas só queria finalizar dizendo que se todo este poder fosse usado com o intuito de aprimorar o Ser Humano é certo que estaríamos em um mundo bem melhor.
avatar
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

Ver perfil do usuário http://pensamento.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum