Pensamento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seria fácil para as pessoas entender que quem encarna não é a personalidade, mas sim o espírito?

3 participantes

Ir para baixo

Seria fácil para as pessoas entender que quem encarna não é a personalidade, mas sim o espírito? Empty Seria fácil para as pessoas entender que quem encarna não é a personalidade, mas sim o espírito?

Mensagem  Sérgio Bantam Ter Abr 08, 2008 12:07 am

Há de se separar a idéia de aglomerado egóico, definido por todos os nossos condicionamentos adquiridos do meio externo, perfil emocional e carga genética limitante, da nossa folha de papel em branco interior imaculada denominada (vamos usar esse termo trivialmente, apesar de não ser correto também) por espírito.
Quem reencarna é o espírito que se separa do ego terreno sem carregar consigo os vícios e limitações adquiridos numa existência. Esse veículo universal atrelado de forma inseparável à mente (pois espírito é mente numa condição de manifestação e vice-versa) se separa dos corpos astrail inferior e kama-manãsico para poder infundir os ensinamentos e impressões oriundos daquela passagem. O mal é que pessoas imaginam que quem vai reencarnar é a personalidade do fulano. Por exemplo:
Seu Joãozinho desencarnou! Como quem ele vai reencarnar na próxima vez?
Ele não vai reencarnar, mas sim seu espírito, Seu Habal de Garmim ou corpo astral baixo poderá ficar a vagar durante certo tempo, enquanto sua mente espiritual já foi longe!
Gostaria que um espírita com mais experiência me traduzisse nos termos, pois as equivalências as vezes se emaranham e causam conflito de equivalência semântica!
Sérgio Bantam
Sérgio Bantam
Admin

Mensagens : 108
Data de inscrição : 29/03/2008
Idade : 62
Localização : Sorocaba/ São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Seria fácil para as pessoas entender que quem encarna não é a personalidade, mas sim o espírito? Empty Re: Seria fácil para as pessoas entender que quem encarna não é a personalidade, mas sim o espírito?

Mensagem  Karl Marx Ter Abr 08, 2008 10:21 am

Você pede esclarecimentos, mas gostaria que você me esclarecesse algumas dúvidas sobre a teoria da Encarnação. Sabe-se que o meio (o meio é constituído de inúmeros fatores como os pais, amigos, religião praticada no seio familiar, classe social e vai até o relevo e o clima) influi decisivamente para a formação do Ser e você me diz que o que reencarna é o espírito, mas o que o espírito carregaria da vida passada? Se nada, então começasse um novo ciclo do zero e eu não entendo qual seria o objetivo nesse caso? Se os aprendizados, como alguém pode levar apenas o bem se não há de carregar consigo também o mal que muitas vezes é de fundamental importância para que se conheça o que é o bem?

As teorias do Karma e de reencarnação não possuem algo perigoso que é a da acomodação, pois já que eu estou divinamente condenado ou abençoado não há nada que eu possa fazer. Isso poderia ser muito útil aos governantes para deixarem as populações mais pobres em seu estado de ignorância e miséria, se bem que as grandes religiões existentes como o cristianismo e o islamismo desempenharam e desempenham com muita competência o papel de assegurar a paz para os governantes e o estado deplorável a que está submetida as classes sociais mais baixas.
Karl Marx
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

https://pensamento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Seria fácil para as pessoas entender que quem encarna não é a personalidade, mas sim o espírito? Empty Seria fácil para as pessoas entender que quem encarna não é a personalidade, mas sim o espírito?

Mensagem  RuyLFreitas Qui Abr 10, 2008 11:30 pm

Quando desencarnamos seremos tal como somos agora, com nossos defeitos adqueridos, assim como as perfeições quais obtivemos, e depois de um repasse em nós mesmos, reencarnaremos para fins de corrigirmos as falhas anteriores, as quais tão conhecidas como resgates, porém o RuyLFreitas da existência anterior, isto é, o Espírito é o mesmo, porém o nome é outro Zerafim de Antônio fagundes, mas ficarão dúvidas resgatar o que? Façamos uma analogia grotesca, façamos dos pés o Espírito, e o sapato o corpo ou matéria, qual também será divergente num tangencial ao nome atual. Digamos que na encarnação anterior, ao passar numa rua vi um pobre cão faminto e enfraquecido, e o chutei com ira sem motivos algum para tal, enfim, foi por pura malvadeza mesmo, e na encarnação atual encontro tal cão, isto num simbolismo, pois tal cão é um ser humano, e num repente ele me ataca e me morde, muitos ficarão pasmos: "esse cão é louco! Ele é manso e num impulso sem explicação morde esse homem que adora animais", mas aí é que entra a moral da história, os sapatos são diferentes, mas os pés são os mesmo! Deu para entender o corpo é outro, mas o espírito é o mesmo. Assim também se dá com uma pessoa que matei esfaqueada, noutra vida, e vou parar nas mãos dela por motivo de uma cirurgia de emergência, já que se trata de um senhor cirurgião, note eu tirei a vida dela anteriormente com uma faca, e do que se trata um bisturi? Não é ele uma faca? Eis por que as vezes um grande cirurgião comete uma falha, veja em (Mateus 26:52) - Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.
Não sou eu quem afirma isso, e sim Jesus, e creia! Não sou eu quem se atreverá a discordar.
RuyLFreitas.
RuyLFreitas
RuyLFreitas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/04/2008
Idade : 73
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Seria fácil para as pessoas entender que quem encarna não é a personalidade, mas sim o espírito? Empty Re: Seria fácil para as pessoas entender que quem encarna não é a personalidade, mas sim o espírito?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos