Pensamento de Voltaire.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pensamento de Voltaire.

Mensagem  Karl Marx em Sab Mar 29, 2008 1:07 am

Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las. (Voltaire)

O quanto à liberdade de expressão se encontra presente em nossa sociedade? As pessoas escutam o que as outras têm a dizer? Quantas pessoas desejam que existam outras idéias contrárias as delas? Como melhor aproveitar a liberdade de expressão que nós possuímos?
avatar
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

Ver perfil do usuário http://pensamento.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Liberdade de expressão!

Mensagem  Sérgio Bantam em Dom Mar 30, 2008 7:40 pm

Ao que parece, pelas evidências que se desenrolam diante das nossas vistas sociais, a liberdade de expressão perde sua conexão com a ciência e o empirismo e se mescla às atitudes que visam o bem estar egoísta do homem como vantagem material e poder telúrico.
As ações individualistas tendem a uma relação extremamente vinculada nos moldes do antropóide dendróbata de outrora. A simpatia e antipatia são conseqüências de um poder físico constituído que as engendra por interesses que caminham paralelamente a esse poder. A maioria da sociedade é verdadeira na conformidade do bem auferido pela ação (levar vantagem agradando o que detém o poder). Ser contra um dogma equivale a ser discriminado e até mesmo caçado. O liberalismo moderno que por meio da democracia nos assegura o direito de expressão é apenas relativo. As coisas se alicerçam por conta do peso político que adquirem, assim o errado pode politicamente ser correto se o poder constituído o enxergar como expressivo nas urnas.
Os iraquianos que resistem contra o invasor americano são chamados de "terroristas"!
A máxima da liberdade é então um subsídio da intenção do estado (o detentor do poder que pela opinião de maioria se instituiu como verdade, regra e castração)! A verdade é condicionada a um sistema de representaividade que se alicerça na maioria e como essa é medíocre, parece que caminhamos para um fim funesto e aterrador.
avatar
Sérgio Bantam
Admin

Mensagens : 108
Data de inscrição : 29/03/2008
Idade : 56
Localização : Sorocaba/ São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Liberdade

Mensagem  Karl Marx em Seg Mar 31, 2008 11:41 am

Sua explanação foi muito boa. Gozamos de uma liberdade relativa, pois somos condicionados pela sociedade a nos expressarmos de uma certa forma e com certas posições. A nossa atual sociedade capitalista e burguesa possui uma máquina de dominação e alienação de mentes poderosíssima a qual poucos são capazes de escapar, devemos, contudo reconhecer a importância que tiveram as revoluções burguesas para que possuíssemos a nossa relativa liberdade. As religiões também se esforçam para disseminar a ignorância entre as massas e tem obtido desde muito um grande sucesso. O pensamento de Voltaire é realmente algo utópico, não posso afirmar que Voltaire ao dizer a frase a dizia com a verdade de sua alma, mas posso dizê-lo que o Homem que conseguir dizer aquela frase com a verdade de sua alma é sem dúvida alguma um grande Homem. Se quiser continuar a discussão fique a vontade.
avatar
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

Ver perfil do usuário http://pensamento.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pensamento de Voltaire.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum