participação encerrada.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

participação encerrada.

Mensagem  . em Dom Abr 06, 2008 4:21 pm

xx

Última edição por . em Sab Abr 26, 2008 7:47 am, editado 2 vez(es)

.

Ver perfil do usuário

Re: participação encerrada.

Mensagem  Sérgio Bantam em Dom Abr 06, 2008 5:19 pm

Salve Grande Mago da Luz!

Tenho observado o ser humano desde a infância e algumas coisas lhe são características!
Todos querem vantagens! Ninguém entra em algo por pura ideologia, isso seria raro!
A maioria exige um benefício para cada ação supostamente meritória!
POis então, a obcessão por viver a buscar vantagens e situações favoráveis cria um vício de comportamento onde passa a existir uma supervalorização dos estados de possibilidades. Sempre é mais atrativa a condição de poder desfrutar alguma coisa.
Mas a vida tem o outro lado, ainda que por nós ocluído intencionalmente. A dor, a ausência, a miséria, a privação, a impossibilidade, a impotência e o limbo criam uma situação terrível que expulsa e afasta a todas as pessoas acostumadas às facilidades e às vantagens.
Pois nesse terreno aparentemente infértil é que as sementes da sabedoria são plantadas!
O sofrimento é apenas um estado de privação que arremete seu sensor à hipótese. As ações que eram todas possíveis, naquele momento são hipotéticas e passam a ser revestir de outras implicações de ordem ideológica.
Exemplo:
Há uma festa e se estou na festa, vou curti-la!
Se não estou, começo a ponderar se aquele ato vai me retornar alguma vantagem além da sensorial. Hà bebidas, bêbados, violência em potencial, pois assim para os que eu amo, não desejo aquele ambiente. Isso causa sofrimento e agonia e as pessoas que sofrem essa castração, começam a ver mais os riscos e a sofrer por uma questão de crítica e pensamento, ao invés de sensação e gozo carnal.
Essa forma crítica e nova de se relacionar com as coisas começa a cirar as indagações e as perguntas sobre o porquê de tudo. Assim, a dor ilumina a consciência e arrefece o ânimo! Observe que os muito velozes que acabam passar por experiências que quase morte, vão se transformando. Creio que o crescimento espiritual, (desenvolvimento mental por amplitude de entendimento) ocorra nos estados de privação, pois há mais tempo para meditar e menos tempo para as ações em si!
Sérgio Bantam
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  Karl Marx em Dom Abr 06, 2008 6:12 pm

A sua colocação possui muito fundamento, mas não se aplica em termos absolutos. Existem aqueles homens capazes de evoluir sem terem que passar por sérias privações e aprenderem com outros mais sábios que já passaram por sofrimentos e dificuldades. Não sei dizer se a sabedoria verdadeira só poderia vir depois de muitas provações, mas sei que a maioria aprende muito depois de enfrentar sofrimentos. Então acho que existem aqueles que evoluem sem precisarem sofrer, outros conseguem retirar aprendizados muito importantes dos seus sofrimentos e outros ainda não retiram nada de positivo de seus sofrimentos. Lembrando que o caminho difícil pode matar ou deixar seqüelas, mas quando isso não acontece pelo menos o indivíduo se torna mais maduro.
Karl Marx
Admin

Ver perfil do usuário http://pensamento.forumeiros.com

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: