Pensamento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quando um Homem se torna sábio? Em que consiste a sabedoria?

2 participantes

Ir para baixo

Quando um Homem se torna sábio? Em que consiste a sabedoria? Empty Quando um Homem se torna sábio? Em que consiste a sabedoria?

Mensagem  Karl Marx Sex Mar 28, 2008 11:10 pm

Quais são as virtudes que uma pessoa precisa possuir para que possa ser chamada de sábia? Em que principalmente o sábio se diferencia do ser comum ou inteligente?
Karl Marx
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

https://pensamento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um Homem se torna sábio? Em que consiste a sabedoria? Empty Sapiência.

Mensagem  Sérgio Bantam Dom Mar 30, 2008 8:19 pm

Um dos atributos da inteligência que alcança a sapiência é a passividade controlada. A idéia disposta por Cristo na sua parábola mal intepretada pela chusma nos mostra que "dar a outra face" não implica em ser passivo diante de ofensa ou intempérie de outrem. A reação estereotipada marcada nos nossos traços genéticos se articula num revide impensado! Pois o hiato requerido para avaliar a origem do ato, seja lá qual for, quebra seu efeito como agressão ou tentativa dela. Medir a ação do outro requer uma profunda sapiência e um caráter magno, pois devemos estar totalmente desvinculados da opinião alheia, circunscritos apenas à estrutura emocional e mental do outro, avaliando todas as suas nunaces e começando a pensar e ver o mundo da sua forma.
Mas, só em situação de beligerância?
Não, essa condição extrema de interação reúne apenas as mais extensas possibilidades sobre o assunto, coisas adquiridas previamente com a "expansão de consciência". Estar centrado no nosso "ego" terreno é limitante e vicioso. Temos fases contínuas e intermináveis de desejo por excitações sensoriais e assim tornamo-nos escravos da nossa viciosa fome por distrações. É sabido que a inteligência detesta a monotonia. Vide os ruminantes, aves, répteis em suas esperas sem distração! O homem, na medida em que é mais inteligente requisita mais distrações para ocupar sua ânsia por saber. Esse saber, inicialmente se apresenta como desejo pelo objeto que o envolve. Saber é sentir no mais profundo sentido da acepção. A sociedade humana se baseia nesse aspecto, onde ao de menos intelecto é dado a tarefa mais repetitiva e ao mais desenvolvido, o ato de criar e descobrir. Assim, desenhamos 2 tipos básicos sociais: Os que criam e os que repetem! Os últimos são apenas a conseqüência material da união social da humanidade e os primeiros, a razão da sua perpetuação como mente na extensão temporal possível. A criatividade é um aspecto superior que é advinda da expansão de consciência, porém apenas no sentido prático. O sentido hierático de sapiência nasce da imantação que acompanha o ideal da espécie e não do indivíduo. Como espécie, a inteligência humana ultrapassa o benefício do indivíduo e se manifesta como uma vantagem no futuro; uma prerrogativa única que defende a todos os indivíduos e a evolução desse e das possibilidades materiais, tecnológicas e de ideal (arquétipo).
Não sei se fica clara a idéia de que o "saber" é um evento sagrado e não egoísta, ainda que movido por esse pulso inicialmente. O saber hierático ultrapassa o simples interesse nas coisas que nos poderiam ser úteis, mas se embalsa no rumo da descoberta do que é primordial, a pergunta que todo homem carrega consigo e o faz definhar na loucura:
Quem sou e o que estou fazendo aqui?
Pois o sábio, é um obstinado que estabelece um código de relação entre o que é totalmente conhecido e o que é fruto da sua fé! Falo da fé capaz de presumir o desconhecido e não da crença em coisas improváveis, pois essa fé sadia aliada ao espírito que procura e escarafuncha, cria o argumento para a grande descoberta. A relação do homem com o Cosmo deve ser horizontal (física) e vertical (mental), pois só aliando as duas tendências poderemos expandir a consciência e alcançar a liberdade de expressão como argüição.
Assim, "saber" é obra hercúlea que exige abnegação das coisas e dos vícios do ego e da alma.
Sérgio Bantam
Sérgio Bantam
Admin

Mensagens : 108
Data de inscrição : 29/03/2008
Idade : 62
Localização : Sorocaba/ São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um Homem se torna sábio? Em que consiste a sabedoria? Empty A Sabedoria como ela é.

Mensagem  Karl Marx Seg Mar 31, 2008 11:47 am

‘’ Assim, "saber" é obra hercúlea que exige abnegação das coisas e dos vícios do ego e da alma’’. Perfeita colocação, colocação que muitos filósofos e estudiosos do passado a fizeram. A verdadeira felicidade só pode ser alcançada através da sabedoria e esta por sua vez necessita de total abnegação dos vícios corpóreos e a total dedicação ao bem e aos estudos não somente aqueles que temos na grade acadêmica, mas também ao estudo de si próprio, da alma e da vida. A sabedoria poderia ser definida como a essência da alma, já que existimos por termos consciência da nossa existência, vivemos felizes por termos conhecimento da existência da felicidade e possuímos livre arbítrio por termos consciência da existência do livre arbítrio e assim o saber é o que de mais nobre temos e a arma mais poderosa para a nossa evolução.
Karl Marx
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

https://pensamento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quando um Homem se torna sábio? Em que consiste a sabedoria? Empty Re: Quando um Homem se torna sábio? Em que consiste a sabedoria?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos