O Ser Humano deve possuir razão especial para existir?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Ser Humano deve possuir razão especial para existir?

Mensagem  Karl Marx em Sex Mar 28, 2008 10:26 pm

O Homem sempre buscou justificativas para a sua existência e atribuiu a si próprio propósitos e qualidades místicas que o colocam fatalmente em uma posição muito superior a dos outros animais, mas qual é a diferença além da faculdade de pensar que existi entre os homens e os outros animais?
avatar
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

Ver perfil do usuário http://pensamento.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Ser Humano deve possuir razão especial para existir?

Mensagem  Sérgio Bantam em Dom Mar 30, 2008 8:35 pm

à única razão para existir é perceptiva!
Todas as nossas demais obrigações são consequentes da nossa ignorância!
Somos os órgãos sensitivos do Demiurgo e como extensão da sua mente existimos. Como se uma mão percebesse o próprio corpo, ou um olho o perscrutasse, um nariz o cheirasse, uma língua se apercebesse de todos os sabores criados, nós sentimos a Obra e pelos seus auspícios vivemos!
O estado de "Parnassum" mental e hipotético seria totalmente sensorial. A benignidade de sentir o objeto criado para si como uma mesa farta com seus manjares intermináveis e acompanhado de uma fome insaciável! Com certeza esse é o estado que se poderia imaginar do que é "bom", mas sem pensar em monotonia! Essa hipótese seria muito restritiva e condicionante a um existencialismo terreno numa mecânica ainda imperfeita!
avatar
Sérgio Bantam
Admin

Mensagens : 108
Data de inscrição : 29/03/2008
Idade : 56
Localização : Sorocaba/ São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Existência e consciência

Mensagem  Karl Marx em Seg Mar 31, 2008 12:51 pm

Vivemos, pois sentimos e por conseqüência a morte nada mais é do que a ausência de sensações, essa afirmativa aplica-se a todos os seres vivos, mas deve ser feita uma ressalva ao Homem. O ser Humano não apenas possui sensações como também possui consciência de suas sensações, vejamos então, se uma pessoa fica em estado de falência da consciência, porém ainda pode sentir podemos dizer que essa pessoa está viva ou morta? Ao ser humano foi dada a faculdade de pensar e por isso podemos dizer que o Ser humano que não mais pensa e raciocina ainda que sinta e por isso seja um ser vivo não mais será um Ser humano. A consciência de que o Homem foi dotado é a mais bela produção da natureza e é está a principal diferença do Homem aos outros animais, mas seria o Homem fruto de algo maior, de um ser superior? Talvez possamos afirmar que pela consciência a que o Homem é possuidor seja impossível não haver um ser de consciência maior e aí também entramos na discussão sobre se apenas um criador inteligente pode produzir uma criatura inteligente e se a matéria tem possibilidade de pensar, ou seja, que na verdade nossa mente provenha da alma e que esta provenha de uma alma muito maior.
avatar
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

Ver perfil do usuário http://pensamento.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Ser Humano deve possuir razão especial para existir?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum