Quais as semelhanças e diferenças entre a Revolução Francesa de 1.789 e a Revolução bolchevique de 1.917?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quais as semelhanças e diferenças entre a Revolução Francesa de 1.789 e a Revolução bolchevique de 1.917?

Mensagem  Sérgio Bantam em Ter Abr 22, 2008 6:40 pm

Seria interessante observar que ambas instituem períodos de dinastia despótica posterior e ambas são totalmente legítimas contra o poder imperial instituído anteriormente.
A impressão é que são um mesmo fato ocorrendo em tempo e local diversos.
Qual a sua opinião?

P.S. Muito Obrigado meu caro Karl Marx! Coisas do sono e desvio de atenção! Já imaginou Maria Antonieta sendo dacapitada em plena Belle Èpoque? Napoleão provavelmente morreria na Batalha de Verdun da Primeira Grande Guerra e Gustav Eiffel teria terminado a construção da sua Torre famigerada na mesma época da eleição de Collor de Melo!


Última edição por Sérgio Bantam em Qua Abr 23, 2008 9:45 pm, editado 2 vez(es)
avatar
Sérgio Bantam
Admin

Mensagens : 108
Data de inscrição : 29/03/2008
Idade : 56
Localização : Sorocaba/ São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quais as semelhanças e diferenças entre a Revolução Francesa de 1.789 e a Revolução bolchevique de 1.917?

Mensagem  Karl Marx em Ter Abr 22, 2008 9:51 pm

Primeiramente você acaba de adiantar em um século a revolução francesa de 1789.


‘’ Seria interessante observar que ambas instituem períodos de dinastia despótica posterior e ambas são totalmente legítimas contra o poder imperial instituído anteriormente. ’’

Bela observação, o que não quer dizer que sejam acontecimentos idênticos.

A frança do século 18 era uma sociedade dividida em estamentos sociais, que eram o clero (primeiro estado), a nobreza (segundo estado) e o povo (terceiro estado), o terceiro estado estava sendo esmagado pelos tributos, já que ele sozinho sustentava os cofres públicos e a ostentação do primeiro e segundo estado, esses por sua vez estavam livres de quaisquer impostos. Vigorava a lei dos privilégios de nascimento, mas apareceu um novo personagem que era a burguesia, a burguesia chegou ao ponto de superar e muito em riqueza toda a nobreza, que estava atolada em dívidas com os banqueiros, essa burguesia queria participação política, queria constituir governos e queriam ter os mesmos direitos do primeiro e segundo estado. Basicamente foi isso que ocasionou a revolução de 1789. Depois apareceram outros personagens como os radicais jacobinos e Napoleão Bonaparte, que governou de acordo com os interessas da burguesia, além de sua ânsia militarista.

Ocorre então uma revolução que destrói o Antigo Regime e instituem avanços importantes como a igualdade jurídica, as liberdades individuais, a liberdade de ir e vir, a liberdade de expressão e a liberdade econômica (muitos desses direitos eram apenas pura teoria e a maioria pobre da população em nada gozava desses avanços civilizatórios). Passa-se então ao surgimento da sociedade burguesa, a nossa linda e gloriosa atual sociedade burguesa (estou sendo irônico, é claro), pelo menos a sociedade burguesa é melhor do que a sociedade que era dominada pelo clero católico e pela nobreza. Continuando:

A sociedade russa do início do século 20 possui muito em comum com a frança do século 18, mas as revoluções são de caráter completamente antagônico, enquanto a revolução francesa instituiu a sociedade capitalista burguesa, a revolução bolchevique institui o Socialismo. A Rússia era um país atrasado, possuía algumas indústrias, mas eram muito concentradas em algumas poucas cidades como Moscou, por isso mesmo foi uma surpresa a revolução socialista, pois segundo Marx apenas um país que tivesse em um alto grau de desenvolvimento econômico, com toda a maquinaria industrial trabalhando em seu ápice e conseqüentemente tivesse uma grande concentração urbana e por sua vez uma enorme massa de proletariados organizados poderia realizar a revolução socialista e depois alcançar a etapa comunista, por isso Karl Marx pensava que a Alemanha iria ser a protagonista das revoluções comunistas, porém não foi isso que aconteceu e a revolução socialista se deu primeiramente na Rússia.

Sem dúvida nenhuma o povo russo estava sendo esmagado como o povo francês, mas na Rússia a massa de miseráveis acabou por decidir que eles queriam eram uma revolução de verdadeiro caráter popular e não uma aliança com a burguesia. Na verdade houve uma revolução de multiposições que derrubou o czar e após isso então foi realizada a revolução bolchevique que teve inclusive de lutar contra colegas de partido, que na verdade eram mais oportunistas de que qualquer coisa e eram identificados com a burguesia queriam uma revolução digamos menos radical eram os mencheviques.

Observação: Bolchevique significa maioria e menchevique minoria isso se deu por ocasião de uma vitória interna do partido de um grupo e, portanto este grupo ficou conhecido por maioria enquanto o opositor minoria.

Outra observação: Na verdade essa minoria menchevique era muito poderosa e possuía mais apoio popular do que os bolcheviques.

Mais uma observação: Os bolcheviques eram liderados principalmente por Lênin.

Outra diferença fundamental das duas revoluções era que enquanto a revolução francesa estava sendo sustentada filosoficamente pelas idéias e ideais iluministas (destaco os filósofos Voltaire (esse é o meu preferido), Diderot, Rousseau, Montesquieu e Kant), a revolução bolchevique era justificada pelo marxismo leninista, ou seja, a revolução russa não procurava garantir nenhum tipo de liberdade e não possui nenhum cunho ideológico nessa direção, era uma revolução quase nos moldes de Karl Marx, tomada a força do Estado, terror e uso excessivo da força para esmagar e aniquilar os opositores objetivando o fim das classes sociais, se isso realmente acabou por acontecer, acho que é discutível, mas é certo que as desigualdades sociais nesses países era realmente muito pequena, comparada com alguns países capitalistas muito desenvolvidos como a Suécia e a Suíça.

Mais outra observação: Quando digo que os revolucionários bolcheviques esmagavam os opositores não quero dizer que isso era exclusividade deles, pois quando a burguesia se estabeleceu no poder na França com Napoleão toda a conversa de liberdade de expressão evaporou igual água no deserto.

A revolução Francesa foi eficaz naquilo que pretendia apesar do Congresso de Viena tentar restaurar a antiga situação das monarquias absolutistas, o que não durou muito, mas a revolução socialista foi triste, infelizmente Lênin comete uma greve erro ao não deixar um sucessor e a URSS que poderia ser um exemplo de sociedade justa se transformou em exemplo negativo ao verdadeiro comunismo, aquela Rússia do louco do Stálin não tinha relação com o verdadeiro comunismo.

A revolução Francesa foi algo muito mais dinâmico que congregou várias posições políticas, só simplificando cito os girondinos e jacobinos.


Mais uma observação: Os jacobinos eram o partido identificado com as massas e continha ali certa idéias que viriam a ser depois consideradas comunistas, eles até governaram por um tempo instituindo o chamado regime do terror, mas eles acabaram se diferenciando em três grupos, um deles era o mais moderado identificado com a burguesia, outro moderado e outro mais radical, Robespierre acabou por tomar o poder do movimento e cometeu o grave erro de eliminar seus amigos e companheiros de revolução, sobrando apenas aqueles que eram do grupo dos moderados jacobinos, aconteceu que sem os amigos e diminuído o seu grupo e sem aqueles que inflamavam o povo Robespierre acabou sendo executado por uma conspiração que devolveu aos girondinos o controle do Estado Francês. Encontramos aí posições muito parecidas das revoluções tanto jacobinos como bolcheviques não temiam em usar a força e a repressão, não hesitaram em um só segundo em usar do terror para fazer com que as suas revoluções fossem vitoriosas.

Agora deixo que você faça um comentário e depois eu volto para continuar as conversações sobre o assunto.
avatar
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

Ver perfil do usuário http://pensamento.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quais as semelhanças e diferenças entre a Revolução Francesa de 1.789 e a Revolução bolchevique de 1.917?

Mensagem  Sérgio Bantam em Qua Abr 23, 2008 10:09 pm

Como posso comentar mais alguma coisa?
Você colocou de forma plena e totalmente acertada as diferenças gerais e o próprio clima da época!
Contudo, é interessante observarmos que o homem reage quando chega ao fundo do poço!
Guerras e revoluções são mudanças extremamente abruptas, tais quais cataclismas que sacodem os valores sociais e destituem castas. Deixam uma lista infindável de vítimas inocentes e estigmatizam a história. Porém, parecem ser insuficientes para realmente causarem mudanças a curto prazo. Talvez, os primeiros frutos da "Queda da Bastilha" tenham se materializado no começo do século XX, com uma "reforma" na observação dos direitos individuais como expressão da intelectualidade e igualdade de direitos nos campos políticos e científicos.
Quiça, daqui em diante, a Revolução Russa começe a produzir seus maiores e melhores frutos, seguindo o mesmo retardo da Francesa! Um século pode parecer muito, mas diante das metamorfoses socias ideológicas deve ser ainda pouco!
Creio que a "Globalização" é o prelúdio "in marcia funebre" que declina o capitalismo e se faz como uma ode à verdadeira igualdade entre os seres humanos, articulando o comunismo cristão vindouro!
avatar
Sérgio Bantam
Admin

Mensagens : 108
Data de inscrição : 29/03/2008
Idade : 56
Localização : Sorocaba/ São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quais as semelhanças e diferenças entre a Revolução Francesa de 1.789 e a Revolução bolchevique de 1.917?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum