Pensamento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para você como deveria ser o sistema educacional brasileiro.

2 participantes

Ir para baixo

Para você como deveria ser o sistema educacional brasileiro. Empty Para você como deveria ser o sistema educacional brasileiro.

Mensagem  Karl Marx Seg Abr 21, 2008 9:48 pm

Dê algumas idéias de como a deveria ser a educação brasileira.
Karl Marx
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

https://pensamento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Para você como deveria ser o sistema educacional brasileiro. Empty Re: Para você como deveria ser o sistema educacional brasileiro.

Mensagem  Sérgio Bantam Qui Abr 24, 2008 6:53 pm

Parece que seria mais saudável e produtivo mudar a nossa condição atual de ensinar os "papa-moscas".
A maioria (quase 100%) das crianças mal nutridas durante os primeiro 7 anos de vida, não terão o encéfalo desenvolvido, ainda que tentando contornar isso depois. Essa fase é crucial para o desenvolvimento perfeito da racionalidade. A massa de gente que requisita o estudo é muito grande, mas aqueles que o aproveitam, é muito ínfima por causa desse problema. Não adianta fazer política de calhorda dando vagas por quotas em faculdades para formarem "intelijumentos", isso é apenas uma condição politiqueira que nada vai melhorar de fato.
Pois o que resta?
Se há os que vão exercer profissões de requisição de nível mental baixo e quase intermediário, não há a necessidade de mantê-los atrelados às equações de 3º grau, logaritmos, trigonometria e álgebra. Deveriam realizar um 2º grau menos intenso e condensado, que visasse à alfabetização, politização, educação moral, cívica, noções da língua portuguesa, aritmética, história, geografia e um preâmbulo em física, matemática e química. Esse curso, atrelado ao ginásio (ambos juntos teriam 5 anos), teria a duração de um ano e seria denominado "discreto", funcionando como um ginásio-colegial adaptado para 5 anos. Extinguir"-se-iam os cursos de condensação, tais quais os "Supletivos".
Intituirir-se-ia o colegial Pleno, com 4 anos, ao invés de 3, com os cursos de Redação, Química, Física, Geologia, Inglês, Espanhol, Biologia, Genética, Química orgânica, Química industrial, Ecologia, Informática e carga horária integral. Nada de educação física. Como complemento, haveria o curso Técnico, com mais 2 anos de especialização só nas matérias específicas.
Nada de provas de "X" e múltiplas questões, trabalhos em grupo ou individuais para conseguir notas sem saber de nada, mas tudo à velha e boa maneira do dissertar uma resposta em extenso. O número de vagas dessa categoria seria menor que as do curso Discreto, prescindindo de exame de admissão. Esses formados se colocariam para as faculdades, enquanto os do curso discreto, ao mercado de trabalho vulgar e não especializado.
Alguém pode dizer que seja errado. Mas a idéia não é fazer algo certo, mas produtivo e que funcione.
Pra que perder tempo ensinando "Matrizes e Binômio de Newton pra um ambulante, gari, ascensorista, pedreiro, padeiro, encanador, motorista, cozinheiro, atendente, comerciário, etc?
Isso é coisa pra quem vai ser engenheiro, astrônomo, geológo, químico, etc.
Nada de bandidos dentro da sala de aula! encheu o saco do professor, exclua-se e o marque de forma a nunca mais poder entrar em estabelecimento público de ensino algum! Adolescentes maconheiros e drogados, idem, rua!
Sérgio Bantam
Sérgio Bantam
Admin

Mensagens : 108
Data de inscrição : 29/03/2008
Idade : 62
Localização : Sorocaba/ São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos