União Européia um exemplo a ser seguido pela América do Sul?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

União Européia um exemplo a ser seguido pela América do Sul?

Mensagem  Karl Marx em Seg Abr 21, 2008 8:55 pm

A União Européia é o bloco político, econômico e diplomático mais sólido e amplo existente até hoje, surgiu após a Segunda Guerra Mundial e a razão principal para a sua formação foi algo simples de se entender, mas que só os europeus conseguiram até hoje. A razão foi que eles sentiram a necessidade de fortalecerem a Europa, apesar da ajuda recebida dos EUA, a Europa desejava não depender mais dos EUA e também almejavam fazer frente à grande potência, muitos sonhavam em dar para a Europa o lugar de centro do mundo como sempre foram e para isso os Europeus deixaram suas divergências de lado e se propuseram a fazer associações que se constitui ao longo do tempo na União Européia.

É possível ocorrer algo parecido aqui na América do Sul? Só não é possível se os países sul-americanos não quiserem, pois será muito mais fácil criar um megabloco regional aqui na América do Sul do que foi na Europa.

A América do Sul e a América Latina falam apenas dois idiomas diferentes, e eles são o português e o espanhol, dois idiomas oriundos do latim, dois idiomas ibéricos e, portanto como é notório são dois idiomas bastante parecidos, qualquer brasileiro pode se comunicar com um argentino ou um boliviano e vice e versa, basta apenas usarmos o famoso portunhol. Ao contrário a Europa apresenta uma grande variedade de idiomas completamente diferentes um do outro.

Os países da América Latina e da América do Sul possuem raízes históricas bastantes parecidas, todos um dia já foram colônias de um país ibérico, as independências desses países aconteceram proximamente, existem nesses países o mesmo problema quanto aos governos, incompetentes e constantemente corruptos, são países que já experimentaram o autoritarismo e as ditaduras militares. Ao contrário os países Europeus possuem formações históricas completamente diferentes.

As formações étnicas dos povos latinas americanos também se parecem, apesar de diferenças são países em geral marcados pela presença do índio e do negro, além do branco colonizador.

Concluindo as nações latinas americanas e sul americanas possuem muitas mais coisas em comum do que as nações européias e portanto precisamos de apenas um pouco de esforço para que façamos quem sabe não um megabloco regional, mas uma confederação, é um sonho, mas ás vezes os sonhos se realizam. Lembrando que a tendência no Mundo é que os países cada vez mais se organizem em blocos regionais. Especialistas no assunto arriscam que mais ou menos no ano 2050 tenhamos o Planeta organizado em no máximo sete megablocos.
avatar
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

Ver perfil do usuário http://pensamento.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: União Européia um exemplo a ser seguido pela América do Sul?

Mensagem  Rose em Ter Abr 22, 2008 11:12 am

Concordo em parte que a União Europeia é um avanço, mas conversando com europeus, ví que não estão satisfeitos com essa união, e principalmente quanto ao euro.
O poder aquisitivo baixou muito e a reclamação é geral.
Não acreditava muito nisso, mas recentemente conversando com amigos dinamarqueses pude constatar essa realidade.
Temo que futuramente a velha Europa entre em colapso.A Itália já está falida e o avanço de imigrantes ilegais facilitado pela entrada atravéz de países onde a imigração é menos burocrática está levando a amada Europa a um descontrole populacional e misturas de culturas nem um pouco saudável.
Ultimamente os roubos praticados por gangs de estrangeiros está em níveis alarmantes.
Estão estragando a bela Europa.
Mas, essa uma opnião leiga.Não entendo de política e nem de economia.
avatar
Rose

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/04/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: União Européia um exemplo a ser seguido pela América do Sul?

Mensagem  Karl Marx em Ter Abr 22, 2008 12:53 pm

Rose a situação econômica dos países europeus realmente não é boa, porém esses seus amigos estão pensando muito pequeno, não estão tendo uma visão mais ampla sobre o assunto. Veja bem, vários países como a Espanha e Portugal tiveram os seus desenvolvimentos impulsionados pela União Européia, e não foram só os países que eram mais atrasados, olhe o caso da Inglaterra, por ter relutado tanto tempo em fazer parte da União Européia, hoje é apenas a terceira ou quarta economia do continente, sendo a Alemanha o país de maior economia, a França de segunda maior economia e a Itália algumas vezes figurando como a terceira maior economia. A construção da União Européia trouxe avanços sociais, as políticas sociais dos países europeus foram niveladas de acordo com as políticas sociais mais avançadas dos países de maior nível de desenvolvimento. Não vejo nenhum ponto negativo na união dos países europeus e quanto aos imigrantes, bem se estão tendo problema com eles, imaginou se Portugal, Espanha, Irlanda e tantos outros países ainda fossem subdesenvolvidos? Provavelmente haveria uma imigração em massa muito maior. Além do que todos os países que compõem a União Européia são obrigados a adotar medidas fortes contra a imigração. Não enxergo essa destruição da Europa, o que acontece é que tem muito economista maluco, que acha que todos os países devem continuar a possuir altas taxas de crescimento, o que, é ridículo, a todos os países que encontraram o seu desenvolvimento haverão de encontrar a estabilização de sua economia e conseqüentemente alguns problemas econômicos aparecerão.
avatar
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

Ver perfil do usuário http://pensamento.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: União Européia um exemplo a ser seguido pela América do Sul?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum