A origem da direita, esquerda e centro.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A origem da direita, esquerda e centro.

Mensagem  Karl Marx em Seg Abr 21, 2008 3:57 pm

Durante a Revolução Francesa existiu três partidos revolucionários principais, os girondinos representantes da alta burguesia que desejava o fim da revolução que na concepção deles já havia ido longe demais, já que seus interesses estavam garantidos que eram o da abolição dos privilégios do clero e da nobreza e a igualdade jurídica de todos, além das liberdades individuais e econômicas. Os jacobinos eram os representantes das massas e da pequena burguesia, apesar de existirem três grupos diferentes dentro dos jacobinos (os jacobinos dividiam-se em uma ala mais radical, em uma ala moderada e em uma ala mais identificada com a burguesia e, portanto mais conservadora) eles eram os revolucionários que desejavam aprofundar mais a revolução, desejavam não somente a igualdade jurídica, mas também a igualdade econômica. Por fim existia a Planície que eram os representantes da burguesia financeira, eles tinham fracos ideais e mudavam de lado conforme quem tivesse no poder. Os girondinos ocupavam o lado direito da Assembléia, os jacobinos ocupavam o lado esquerdo da Assembléia e a Planície ocupava o centro da Assembléia.

Como se pode notar as atuais direitas, esquerdas e centro se originam de um movimento revolucionário, das quais todas essas forças participavam.
avatar
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

Ver perfil do usuário http://pensamento.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A origem da direita, esquerda e centro.

Mensagem  Sérgio Bantam em Sab Abr 26, 2008 12:07 pm

Ao que parece, os 3 eventos consecutivos e distais se completam pela idéia intrínseca que os requisita. Uma tese e sua antítese com uma zona de confluência intermediária. Essa é a própria idéia geral que impregna todas as coisas. Todas as sensações possuem essa gradação e todas as formas obedecem a essa Lei. De um deserto seco e castrado, surge em seu final uma zona intermediária chamada estepe ou savana que é a porção que anuncia a Floresta úmida e vicejante.
A própria idéia que possui um teor corporificado, possui uma forma que é oriunda desse teor, ou, simplificando, há uma dualidade entre forma e conteúdo que se sugerem e se complementam no campo ideológico e campo físico real. O poder consolidado preconiza uma estirpe ideológica que se locomove por teses oriundas de sensações, experiências e reações típicas. Da mesma forma, aqueles que o requisitam, devem estar em oposição formal para poderem mostrar que há alguma coisa divergente. Os colunas do meio, são os conformados tanto com uma ou outra forma. Nesse campo um pouco hipotético e abstrato, posso colocar um idéia interessante:
Muitos homens (a maioria) são contrários a um poder pelo simples fato de se desejarem naquele ponto. Pois então, questionam os pratos da balança e não a balança em si. Isso nasce do egoísmo tribal e social e da baixa qualidade mental dos que perseveram no que aspiram como realização egoísta. Se fossem altivos e de qualidade, mudariam as relações entre os pratos da balança e não apenas a posição em que se encontram.
Enquanto não acabam com a miséria, os políticos têm a chance de explorá-la, pois se usam dela para ascenderem ao poder, usando exatamente o combate à essa condição como plataforma eleitoreira. Sabem eles que se ela acabar, acabarão eles juntos, assim dão suporte à manutenção da miséria, pois dela nascem suas chances de poder.
Para mudarmos o mundo, precisaremos destruir esse modelo de balança que só serve para engordar porcos capitalistas. tanto faz um ou outro, as coisas sempre serão as mesmas.
Não precisamo também de gente em cima do muro, mas que assumam as cores de suas camisas:
Ou estão do lado da justiça cristã, ou do lado do satã capitalista! Não há como ficar no meio!
avatar
Sérgio Bantam
Admin

Mensagens : 108
Data de inscrição : 29/03/2008
Idade : 56
Localização : Sorocaba/ São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum