O Capitalismo como ele é.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Capitalismo como ele é.

Mensagem  Karl Marx em Dom Abr 20, 2008 4:26 pm

"Esse é o peixe que você pode pescar, pois eu, o capitalismo, te dou a vara e o rio, cabe a você pescar esse peixão e se regalar durante toda a vida". Busquei essa frase na resposta do Sérgio Bantam.

Essa é a razão da submissão das massas miseráveis a um sistema que só aprofunda mais e mais as desigualdades sociais. O Sonho de gozar a vida toda no maior esplendor do capitalismo é o que corroem as populações. Usando os exemplos por você mencionados farei a seguinte analogia: Dez pescadores diariamente vão a um determinado rio pescar, todos dependem da pesca para a sua sobrevivência, porém existem nesse rio apenas quatro peixes e aí começa o problema. Um dos pescadores consegue pescar sozinho dois peixões e outros dois pegam cada um o seu, porém esses homens conseguiram pescar auxiliados pelos outros que generosamente ajudaram eles e esquecerem-se de pescar o próprio alimento. Nada menos que sete pescadores ficaram se nada, mas para esses não morrerem de fome, já que os outros que conseguiram os peixes dependem deles, eles oferecem uma miserável parte do peixe para a subsistência deles e assim no próximo dia a batalha recomeça. Os sete estão animados, pois acham que agora é a vez deles, porém dia após dia a mesma coisa se repete (todo santo dia, os três astutos se valem da mesma estratégia de pedir auxílio aos pobres homens), apenas aqueles três pescam os quatro peixes disponível no rio diariamente, mas esses sempre estão a falar para os sete: VAMOS FORÇA DE VONTADE COM TRABALHO DURO VOCÊ CONSEGUE.

Infelizmente os pobres pescadores não se dão contam que enquanto estiverem a ir no mesmo rio nunca encontraram alimento suficiente. E também não se dão contam que a pescaria dos três se deve ao trabalho deles e não a sorte ou a competência dos malandros. Assim é o capitalismo.
avatar
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

Ver perfil do usuário http://pensamento.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Capitalismo como ele é.

Mensagem  Sérgio Bantam em Seg Abr 28, 2008 12:18 am

Sensacional!
É tragicômico.
Me lembra a figura do burro que persegue a espiga de milho que o condutor da carroça segura com uma vara de pescar adiante de sua boca, mas nunca consegue alcançá-la!
É exatamente isso!
Quantos perdem sua vida em sonhos mesquinhos materialistas induzidos pela sociedade de consumo?
Quantas esposas e maridos abandonam os seus cônjujes e família ao se basear na novela que mostra poder, sexo e escorneação de mãos dadas?
Quantos homens vendem a alma para Satã para subir dentro da carreira, fustigando os inimigos (amigos de serviço) numa guerra de mentiras e vaidade par alcancarem um posto melhor?
Gente trabalhando que nem burro para mal e mal sobreviver!
O pior Marx é que já acostumaram a viver de sobras!
avatar
Sérgio Bantam
Admin

Mensagens : 108
Data de inscrição : 29/03/2008
Idade : 55
Localização : Sorocaba/ São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum