Pensamento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reforma Política continuação...

Ir para baixo

Reforma Política continuação... Empty Reforma Política continuação...

Mensagem  Karl Marx Dom Abr 20, 2008 3:12 pm

Como existe muito a se falar sobre o tema, irei fazer mais uma exposição sobre o assunto.

Reeleição? A Reeleição para a Presidência da República foi criada no governo de Fernando Henrique Cardoso com o único e principal objetivo de dar a oportunidade para que FHC e o PSDB continuassem no poder por mais quatro anos, realmente algo lamentável. Eu considero que a reeleição deva acabar e o mandato deva ser estendido há cinco anos. Desse modo ocorre uma maior dinâmica em nossa democracia, pois cada governante passará a ficar cinco e não oito anos no poder, porém o governante ainda vai possuir um período suficiente para deixar as suas obras e o fará sem se preocupar com a reeleição.

A distorção entre a representatividade dos estados na câmara? Hoje existem diferentes valores de voto entre os brasileiros, um cidadão de São Paulo tem um voto com muito menos valor do que um cidadão de Roraima ou Acre. Isso acontece por causa de um teto mínimo e máximo de representantes que os estados devem possuir na câmara. Apesar de ser uma distorção, é algo bastante complexo, pois os estados mais populosos iriam ter uma maioria esmagadora na Câmara e por conseqüência iriam exercer um domínio ainda maior na política nacional. A concentração da população brasileira no Centro-Sul ocasiona esse problema, ao mesmo tempo em que a maioria da população nacional vive no Centro-Sul a maior parte de nosso território se encontra no Norte e Nordeste e existem ali populações com raízes tradicionais. Eu particularmente ainda não encontrei uma boa solução para esse problema e, portanto não tenho uma posição definida, mas eu tenho em mente que deveria se fazer um plebiscito (o plebiscito é convocado antes da medida ser votada) ou um referendo( o referendo como o nome diz é utilizado para que o povo referende uma determinada matéria já aprovada) com toda a população brasileira sobre o tema e que o resultado fosse acatado, se esse resultado seria futuramente positivo ou negativo eu desconheço, porém seria uma experiência importante.

Tempo de propaganda nas campanhas? Eu sou favorável a que o tempo utilizado na televisão e no rádio dos candidatos seja igual, isso certamente seria um importante avanço democrático, já que hoje os estabelecidos grandes partidos consomem todo o tempo deixando pouca coisa para os novos ou pequenos partidos, e conseqüentemente diminuindo o espaço para novas idéias.

Existem muitas outras coisas a se falar que diz respeito ao orçamento, as emendas parlamentares e outras coisas, mas fico por aqui. Alguns pontos importantes das reformas políticas ainda me são desconhecidos mais profundamente e então não posso realizar uma explanação sobre eles.
Karl Marx
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

https://pensamento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos