Reforma Política continuação...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Reforma Política continuação...

Mensagem  Karl Marx em Dom Abr 20, 2008 3:12 pm

Como existe muito a se falar sobre o tema, irei fazer mais uma exposição sobre o assunto.

Reeleição? A Reeleição para a Presidência da República foi criada no governo de Fernando Henrique Cardoso com o único e principal objetivo de dar a oportunidade para que FHC e o PSDB continuassem no poder por mais quatro anos, realmente algo lamentável. Eu considero que a reeleição deva acabar e o mandato deva ser estendido há cinco anos. Desse modo ocorre uma maior dinâmica em nossa democracia, pois cada governante passará a ficar cinco e não oito anos no poder, porém o governante ainda vai possuir um período suficiente para deixar as suas obras e o fará sem se preocupar com a reeleição.

A distorção entre a representatividade dos estados na câmara? Hoje existem diferentes valores de voto entre os brasileiros, um cidadão de São Paulo tem um voto com muito menos valor do que um cidadão de Roraima ou Acre. Isso acontece por causa de um teto mínimo e máximo de representantes que os estados devem possuir na câmara. Apesar de ser uma distorção, é algo bastante complexo, pois os estados mais populosos iriam ter uma maioria esmagadora na Câmara e por conseqüência iriam exercer um domínio ainda maior na política nacional. A concentração da população brasileira no Centro-Sul ocasiona esse problema, ao mesmo tempo em que a maioria da população nacional vive no Centro-Sul a maior parte de nosso território se encontra no Norte e Nordeste e existem ali populações com raízes tradicionais. Eu particularmente ainda não encontrei uma boa solução para esse problema e, portanto não tenho uma posição definida, mas eu tenho em mente que deveria se fazer um plebiscito (o plebiscito é convocado antes da medida ser votada) ou um referendo( o referendo como o nome diz é utilizado para que o povo referende uma determinada matéria já aprovada) com toda a população brasileira sobre o tema e que o resultado fosse acatado, se esse resultado seria futuramente positivo ou negativo eu desconheço, porém seria uma experiência importante.

Tempo de propaganda nas campanhas? Eu sou favorável a que o tempo utilizado na televisão e no rádio dos candidatos seja igual, isso certamente seria um importante avanço democrático, já que hoje os estabelecidos grandes partidos consomem todo o tempo deixando pouca coisa para os novos ou pequenos partidos, e conseqüentemente diminuindo o espaço para novas idéias.

Existem muitas outras coisas a se falar que diz respeito ao orçamento, as emendas parlamentares e outras coisas, mas fico por aqui. Alguns pontos importantes das reformas políticas ainda me são desconhecidos mais profundamente e então não posso realizar uma explanação sobre eles.
avatar
Karl Marx
Admin

Mensagens : 123
Data de inscrição : 27/03/2008

Ver perfil do usuário http://pensamento.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum